Blog

17 out

5 dicas para viver bem em um apartamento

Dicas de como aproveitar ao máximo seu apê e ter mais qualidade de vida

Chega um momento na vida em que a aquisição do imóvel próprio passa a ser prioridade. Afinal, ter um lar para chamar de seu representa um grande passo, e significa poder viver com mais liberdade e independência.

E quando esse momento vem à tona, a dúvida “casa ou apartamento: qual vale a mais a pena?” sempre aparece. Para lhe ajudar a chegar em uma resposta, confira a seguir algumas dicas de como viver bem em um apartamento e descubra se essa é, ou não, a melhor opção para você.

 

1. Escolha a planta que atenda às suas necessidades

A maioria dos empreendimentos costuma oferecer mais de uma opção de planta aos compradores, cada uma delas com um tamanho diferente e uma disposição específica dos cômodos. Há plantas com mais espaço nos quartos, com ou sem varanda, outras com uma sala maior, entre outras coisas.

A grande vantagem é que os moradores têm a chance de analisar cada uma das plantas e levar em conta o seu próprio estilo de vida antes de escolher. Isso garante que a compra seja mais assertiva.

 

2. Aproveite o espaço ao máximo

Apartamentos tendem a ser mais compactos do que casas, mas aqui é importante frisar que aproveitamento de espaço não está, necessariamente, ligado ao tamanho do imóvel. Existem várias maneiras de utilizar a área total do apartamento com inteligência para que os cômodos fiquem harmoniosos, confortáveis e tudo seja acomodado em seu devido lugar sem apertos. Veja algumas delas:

  • Móveis planejados – por serem elaborados de acordo com a metragem do imóvel e as necessidades dos proprietários, os planejados são boas opções para quem vive em apartamento;
  • Móveis multifuncionais – móveis que possuem mais de uma função também são muito bem vindos, é o caso do puff que vira baú, do sofá que vira cama, entre outros;
  • Espaços verticais – tornar útil os espaços verticais por meio da instalação de nichos e prateleiras, por exemplo, também é uma excelente estratégia.

 

3. Tenha um bom relacionamento com os vizinhos

Em um apartamento, os vizinhos costumam se encontrar com mais frequência, pois além de dividirem o mesmo corredor, todos frequentam a mesma área comum e participam juntos das reuniões de condomínio. Sendo assim, para que esses encontros sejam agradáveis, é importante cultivar um bom relacionamento com todos eles.

Vale lembrar que é importante não confundir bom relacionamento com engolir sapos quando um vizinho faz algo de errado. Nesse caso, procure sempre informar ao síndico ou responsável pela administração do condomínio a respeito de condutas inadequadas, ok?!

 

4. Cultive plantinhas em casa

Quem disse que você não pode ter plantinhas em um apartamento? Aliás, não só só pode como deve. Além de embelezarem o seu lar, é comprovado que algumas espécies de plantas ajudam a promover o bem-estar e até melhorar o humor dos moradores.

Por isso, já sabe: espalhe vasos na varanda, na sala de estar ou pendure na parede, tanto faz. O que importa é garantir um toque verde dentro do seu apê. Veja algumas plantas que se dão muito bem em apartamentos:

  • Palmeira-rápis
  • Espada-de-São-Jorge
  • Lírio da paz
  • Cacto
  • Suculentas em geral

 

5. Procure manter o seu apartamento organizado

Por ser, normalmente, um imóvel compacto, basta que uma ou outra coisinha esteja fora do lugar para dar a sensação de tumulto e bagunça. Isso significa que é preciso fazer faxina todo dia? Não, nem de longe. Mas para viver bem em um apartamento, procure guardar tudo em seu devido lugar logo após utilizar. Isso vai até estender a sensação de limpeza por mais tempo.

 

Gostou das dicas? Como é possível perceber, viver bem em um apartamento é muito fácil. Compartilhe este artigo com aquele seu amigo que também está pensando em comprar um apê e ajude-o a decidir!

Você vai gostar de ler

Deixe seu comentário

Compare